Levmed
23/08/2023

Levmed

Obesidade

A obesidade é definida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como o excesso de gordura corporal prejudicial à saúde, sendo seu diagnóstico baseado no IMC (Índice de Massa Corporal).

Para saber a classificação do seu IMC, faça o cálculo:


Segundo um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais, três a cada dez adultos estarão obesos em 2030. As causas para esse aumento são causadas pela maior ingestão de alimentos e redução da atividade física.

A disponibilidade em qualidade e quantidade de alimentos vem se modificando em paralelo aos números de pessoas com obesidade, assim ocorrendo um aumento no tamanho das porções de cada refeição, aumento no consumo de industrializados, diminuição das refeições realizadas em casa e o aumento do consumo de refeições rápidas e bebidas açucaradas.

No outro lado da balança, o gasto energético com atividade física diminuiu com a evolução industrial e tecnológica, aliado ao aumento da violência urbana que limita as atividades externas e deslocamentos.

A obesidade está associada ao aumento das DCNT´s (Doenças Crônicas Não Transmissíveis), como Hipertensão Arterial, Diabetes Tipo 2 e Dislipidemia (colesterol alto), essas doenças aumentam o risco de desenvolver problemas cardíacos e mortalidade, mas os malefícios da obesidade são muito maiores, podendo desencadear cerca de 195 problemas de saúde, desde doenças respiratórias, problemas articulares e aumentando o risco de desenvolver diversos tipos de câncer.

Comportamentos saudáveis como o consumo regular de frutas, verduras, legumes e água,  diminuir o consumo excessivo de doces, refrigerantes e bebidas alcoólicas, prática regular de atividade física (pelo menos 300 minutos/semana) promovem benefícios de modo geral, principalmente para manter o peso a longo prazo.

E lembre-se que você não está sozinho nessa jornada!

Pode contar com a Levmed e a equipe do Estarlev no processo.


Mais
matérias

Um espaço para discutir sobre saúde e bem estar

Colesterol: herói ou vilão?

Colesterol: herói ou vilão?

Além de ser produzido pelo nosso organismo, podemos obter através da nossa alimentação, como ovos, leite e carne, e em excesso traz muitos prejuízos para a saúde

LEIA MAIS           
Como escolher o Plano de Saúde Ideal para minha Empresa?

Como escolher o Plano de Saúde Ideal para minha Empresa?

Escolher um plano de saúde empresarial pode ser uma tarefa complexa, mas é uma decisão importante para a saúde e bem-estar dos seus colaboradores. Com tantas opções disponíveis no mercado, escolher o melhor plano para a sua equipe pode ser difícil. Neste post, vamos compartilhar algumas dicas para ajudá-lo a escolher o plano de saúde ideal para a sua empresa.

LEIA MAIS           
Levmed e Sinque, o futuro da perda de peso

Levmed e Sinque, o futuro da perda de peso

Transformando vidas através do emagrecimento

LEIA MAIS