Colesterol: herói ou vilão?
Hoje vamos falar sobre o colesterol LDL (mau colesterol) e o HDL (bom colesterol). Sim, temos um tipo de colesterol benéfico para a nossa saúde, por isso a importância de conhecer mais a respeito de cada um deles.
O colesterol HDL, lipoproteína de alta densidade, é de suma importância para o funcionamento do nosso organismo, presente não só no sangue, mas também em todos os tecidos. Ele contribui para a produção de hormônios, vitaminas e ácidos responsáveis pela nossa digestão.
Além de ser produzido pelo nosso organismo, podemos obter através da nossa alimentação, como ovos, leite e carne, e em excesso traz muitos prejuízos para a saúde.
Colesterol LDL, lipoproteína de baixa densidade o acúmulo dessas placas em nossos vasos pode causar um entupimento e endurecimento, fazendo com que o coração receba menos oxigênio e nutrientes. É prejudicial à nossa saúde, podendo formar trombos ou infartos e AVC, ou morte súbita.
As causas desse LDL elevado podem acontecer devido à má alimentação, sedentarismo, uso abusivo de álcool, estresse, sexo, idade e genética. Sendo potencializado por outros fatores como: tabagismo, diabetes e pressão alta.
O colesterol alto não tem sintomas, somente em casos muito avançados. Por isso a importância de ter bons hábitos, tanto na alimentação evitando gorduras saturadas, carne vermelha em excesso, alimentos industrializados, quanto na prática regular atividade física que segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), recomenda pelo menos 300 minutos de atividade física por semana, e realizar exames preventivos anualmente.